Aimola, ex-Gartner, cuida de SAP na AWS
Publicado em 28/09/2022
Grandes players estão numa corrida por migrar ERPs para a nuvem.
Arnaldo Aimola, ex-country manager do Gartner para a área de alta tecnologia e telecomunicações, acaba de assumir como head para projetos SAP na AWS para América Latina.
Aimola é um executivo experiente, no mercado desde os anos 90. Ele esteve os últimos 10 anos no Gartner, a maior parte deles em cargos ligados à área de telecom.
Antes, ele foi gerente de contas global na SAP por quatro anos, atendendo a conta da Vale, e esteve outros 10 anos na Oracle.
A definição do novo cargo pode parecer muito específica, mas não é bem assim. Na verdade, SAP é um tema chave para a penetração da AWS no segmento de grandes empresas, no qual o uso de sistemas da multinacional alemã é quase a regra.
A SAP está no momento promovendo uma grande migração na sua base de clientes para o S/4, a última versão do seu ERP, um projeto que em muitas organizações inclui também uma migração para alguma das grandes nuvens públicas.
A multinacional alemã tem até um programa interno para isso: o Rise with SAP, por meio do qual a SAP trabalha com parceiros selecionados para acelerar a migração para a nuvem de grandes clientes.
A AWS tem ganhado projetos nesse nicho. Em maio, por exemplo, a Grupo DPSP, responsável pela Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, começou a migração do S/4 para a nuvem da AWS, em um projeto com consultoria da Deloitte que deve se estender até 2023.
Os outros players de nuvem tem se mexido também, com destaque para o Google. SAP e Google Cloud tem um acordo de cooperação, assinado em 2017. Ainda em 2021, ambas empresas anunciaram uma “ampliação da parceria” entre as empresas, visando facilitar a migração dos clientes da SAP para o Google Cloud, assim como o uso de tecnologias de inteligência artificial do Google.
Empresas assinam de tecnologia assinam acordos desse tipo o tempo todo, mas o Google Cloud também tem contratações que respaldam a aproximação.
Entre 2019 e maio de 2022, a divisão foi inclusive presidida por Rob Enslin, um executivo com 26 anos de SAP, onde chegou a ser o chefão do tema nuvem (Enslin é agora o CEO da UiPath, um líder no emergente mercado de RPA).
Em nível latino americano, o Google Cloud contratou Alberto Oppenheimer, um executivo de carreira da SAP, para ser o head de Soluções da Google Cloud para América Latina, ainda em janeiro de 2021.
O executivo uruguaio trabalhou por 17 anos na SAP, passando por 11 cargos de diretoria ao longo do tempo, em nível brasileiro e latino americano, a maior parte deles na área de vendas.
Antes de ir para o Google Cloud, Oppenheimer liderava o programa de clientes estratégicos, visando gerar demanda através de uma equipe de 350 profissionais.
Fonte: https://www.baguete.com.br/noticias/28/09/2022/aimola-ex-gartner-cuida-de-sap-na-aws
Deixe um comentário