Jacarezinho sofre ataque cibernético
Publicado em 26/07/2023
Imagem Fonte: Guilherme Melo / Prefeitura de Jacarezinho
Sistemas da prefeitura da cidade paranaense estão fora do ar.
Jacarezinho, uma pacata cidade de 30 mil habitantes no norte do Paraná, informou que foi alvo de um ataque cibernético na última segunda-feira, 24.
Segundo o portal Security Report, o alvo do ataque foram o banco de dados e os sistemas de informática da prefeitura, comprometendo o funcionamento dos serviços on-line da cidade.
Ao acessar o site da prefeitura, um comunicado sobre o ataque é disponibilizado.
Nele, a prefeitura informa que ainda não é possível estabelecer um prazo para a normalização dos sistemas e que o ataque já foi comunicado às autoridades competentes, que estão investigando a autoria e a motivação do ato.
“Pedimos desculpas pelos enormes transtornos e informamos que estamos trabalhando para restabelecer o mais rápido possível a normalidade de serviços como a emissão de notas fiscais eletrônicas, as guias de pagamentos de tributos, a geração da folha de pagamento dos servidores municipais e o Portal da Transparência, entre outros”, afirma a nota.
Jacarezinho fica a 385 km da capital do Paraná e é um município pujante economicamente, conhecido pela produção de açúcar e etanol, com as indústrias JBS, Dacalda e Usina Jacarézinho presentes no município.
A cidade é a sede da reitoria da Universidade Estadual do Paraná (UFPR), e tem faculdades de Filosofia, Ciências, Letras, Educação Física, Fisioterapia, Direito e Odontologia.
CONTEXTO
As prefeituras brasileiras, em geral, não estão bem preparadas quando o assunto é segurança da informação e são um alvo cada vez mais frequente de ataques.
As ocorrências são tantas que já é difícil de contar. Só no ano de 2021, 30 municípios brasileiros sofreram ataques cibernéticos, de acordo com levantamento feito na época pela Trend Micro, multinacional especializada em cibersegurança.
O Brasil tem 5,5 mil municípios, muitos com uma gestão muito precária da sua área de TI.
De acordo uma pesquisa de 2014 do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) com 334 municípios brasileiros, mais da metade deles (54%) não tinham nem sequer um departamento ou área de TI dedicados.
Uma área do tipo é coisa de cidades grandes apenas. Entre as questionadas com mais de 500 mil habitantes, todas tinham áreas de TI. Ao todo, o país tem cerca de 40 cidades desse tamanho.
O levantamento já é algo antigo, mas parece difícil de se acreditar que a situação tenha melhorado consideravelmente desde então.
Fonte: https://www.baguete.com.br/noticias/26/07/2023/jacarezinho-sofre-ataque-cibernetico
Deixe um comentário